sexta-feira, 31 de julho de 2009

Conseguirá?


Foi uma das bandeiras da campanha de Barack Obama e ele, já o disse repetidas vezes, não gosta de faltar às promessas. Mas a reforma dos sistema de saúde norte-americano, garantindo serviços dignos para todos, não depende apenas da sua vontade. A burocracia e a baixa política de Washington, que ele tanto criticou durante a sua corrida à Casa Branca, poderão vencê-lo, desta vez.
As negociações prosseguem, no Capitólio. E a Time explica, numa edição especial que inclui uma entrevista com o Presidente, o que está em causa.

sábado, 25 de julho de 2009

Minérios de Sangue

(Foto: Spencer Platt/Getty)

Telemóvel em modo vibratório. Sou uma utilizadora frequente. Mas só agora, lendo este artigo da Time, percebi que essa função só é possível graças ao uso de volframite e ouro - minerais que existem em abundância no Congo e são, desde há alguns anos, fonte de financiamento dos grupos armados para o perpetuar da guerra, que já matou mais de 5 milhões de pessoas.

A Global Witness explica, no seu mais recente relatório, que é virtualmente impossível os consumidores conhecerem a origem dos minerais utilizados pela indústria dos telemóveis (além da volframite e do ouro, também a niobite e cassiterite são fundamentais). A organização advoga a criação de um sistema que permita oferecer a garantia de que não estão «manchados de sangue», à semelhança do que foi criado para o mercado dos diamantes.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

leitura da semana


A Atlantic propõe um interessante exercício de imaginação, numa edição especial de «ideias para salvar o mundo». Os jornalistas apresentam muitos caminhos: uns mais sérios, outros mais divertidos, alguns exequíveis, outros (ainda) não... Apoio especialmente três destas propostas:
- Unleash the Dogs of Peace, sobre a necessidade de dar mais poderes efectivos aos capacetes azuis da ONU. Hoje não passam de figuras decorativas, assistindo impotentes ao perpetuar dos abusos, como está a suceder no Congo.
- Buy to Last, porque não há futuro num planeta tão consumista, onde tudo é descartável, usa, mastiga e deita fora.
- Welcome Guest Workers, sim, porque não há melhor forma de acabar com o fosso entre primeiro e terceiro mundo do que permitir a circulação de pessoas - guiadas apenas pelo sonho de conseguir um trabalho, para construir uma vida melhor.

domingo, 19 de julho de 2009

A State of Affairs

(Foto: Sandra Rocha/Grande Prémio Visão Fotojornalismo 2005)

É um projecto fabuloso e que merece a nossa atenção, ao longo dos próximos meses. A partir de amanhã, e durante uma semana, 13 membros da Kameraphoto, um colectivo de fotógrafos com base em Lisboa, estarão integrados em 13 redacções do globo:

- Pedro Letria junta-se à equipa da agência Ramattan, em Gaza

- João Carvalho Pina traballhará na redacção do jornal Daily Sun, em Joanesburgo

- Augusto Brázio integra-se numa das melhores redacções da Europa, no El País

- Valter Vinagre terá uma experiência semelhante, mas no Brasil, na Folha de São Paulo

- Sandra Rocha rumou a Tóquio, para o jornal Mainichi Shinbun

- Alexandre Almeida escolheu Beirute e o jornal Al Akbar

- Guillaume Pazat procurou um jornal local norte-americano e juntou-se ao Detroit Free Press

- Jordi Burch ignorou a gripe A e voou para a Cidade do México, juntando-se aos fotógrafos do jornal El Universal

- Martim Ramos não resistiu à ideia de Nova Deli e do jornal Hindustan Times

- Pauliana V. Pimentel preferiu Istambul e um jornal com outras mulheres fotógrafas, o Hurriyet

- António Júlio Duarte ouvirá falar português, a milhares de km de distância, na redacção do jornal Hoje Macau

- Nelson d'Aires aceitou a sugestão de Moscovo e fará reportagem no jornal Izvestia

- Céu Guarda preferiu Reiquejavique e o jornal Morgunbladid

- Rui Xavier realizará um filme, juntando o trabalho de todos, que será apresentado no próximo Festival Visa pour L'Image, de Perpignan, um dos mais importantes encontros internacionais de fotojornalismo (de 29 de Agosto a 13 de Setembro).

Em Setembro, o resultado do projecto será tornado público com uma exposição na Pente 10 e a publicação do livro «A State of Affairs».

Então veremos o que resultou da ideia inicial: «tirar o retrato» ao estado do mundo, partindo do local para o global. E do estado do jornalismo, já agora. Os jornais investem cada vez menos na reportagem e no fotojornalismo e estes extraordinários fotógrafos sentem-no na pele, todos os dias. Mas, em vez de se renderem, concebem projectos, mexem-se, conseguem apoios financeiros (ainda que miseráveis) e fazem. Bem hajam.

sábado, 18 de julho de 2009

"And that’s the way it is"


Era «o homem em quem a América mais confiava». Morreu hoje, aos 92 anos. Na CBS, Walter Cronkite deu, em directo, algumas das mais importantes notícias do século XX: a chegada do homem à lua, a morte de Kennedy, o início da guerra do Vietnam. E terminava a apresentação do jornal invariavelmente da mesma forma: "And that’s the way it is".
O New York Times, que publica os melhores obituários do mundo, prestou-lhe hoje uma bonita homenagem, destacando na primeira página o seu desaparecimento. No texto, de Douglas Martin, recordam-se alguns dos episódios que marcaram a carreira do jornalista. Como o momento em que, abandonando a sua habitual imparcialidade, criticou a guerra do Vietname. Como contaria mais tarde um assessor da Casa Branca, o Presidente Johnson deu um salto na cadeira e disse: «Se perdi Cronkite, perdi metade da América». E assim foi...

Aterragem forçada

«Um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a Humanidade...» A 20 de Julho passarão 40 anos sobre o momento em que Neil Armstrong proferiu esta frase, ao tocar no solo lunar. Desde então, o astronauta pouco ou nada diz. Recusa dar entrevistas e não participa em cerimónias públicas (exceptuando raras aparições na Casa Branca).
Depois de fazer história no espaço, a vida na Terra não foi fácil. Tal como a do seu companheiro de missão Buzz Aldrin que, durante anos, lutou contra uma depressão e problemas de alcoolismo. Ou a de Michael Collins, praticamente ignorado pelo grande público, enquanto os seus colegas da Apollo 11 eram reconhecidos nos quatro cantos do mundo.
Assediados pela imprensa, perseguidos por estranhos nas ruas, pressionados para seguirem carreiras políticas, os primeiros homens a pisar a Lua nunca mais tiveram paz. Tal como os 21 que se lhes seguiram. O artigo de capa da Time desta semana, assinado pelo jornalista Jeffrey Kluger, autor do livro Apollo 13, revela as histórias de vida destes heróis - e a sua luta para manterem os pés na terra, como comuns mortais.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

na primeira pessoa


Foto: Dipak Kumar/Reuters

Há uma tradição no jornalismo anglo-saxónico de que gosto muito: a publicação de textos das personagens principais de uma história, escritos na primeira pessoa. O trabalho do jornalista está lá, apesar de não o vermos. Foi ele que descobriu a história, que avaliou o interesse que teria para o público, definiu o espaço que merecia e que, quase sempre, escreve o texto, com base numa entrevista (ou várias) com a pessoa escolhida.
Mas, quando lemos um artigo como este no Guardian Weekly, sobre a experiência de um activista pelos direitos dos trabalhadores agrícolas indianos, não pensamos nisso. Ouvimos apenas a voz daquele homem, com quem criamos uma ligação próxima e imediata. Prestamos apenas atenção ao que nos conta: que há cada vez mais agricultores a suicidarem-se, desesperados com a seca que atinge as suas terras, por culpa das alterações climáticas. Podemos, é claro, distrair-nos por momentos, pensando que este é um bom artigo para esfregar na cara daqueles que ainda duvidam das consequências ambientais criadas pelo nosso insano estilo de vida.
E podemos, no fim, reparar na nota:
• Kishore Tiwari was speaking to journalist Rajen Nair
Ou não.
Não tem importância.
Nenhuma.
Só a história importa.
Gostava mesmo muito que, também por cá, mais jornalistas conseguissem arrumar assim os seus egos na gaveta.

domingo, 12 de julho de 2009

os mistérios das baleias

O que leva dezenas de baleias a morrerem no mesmo dia, em aparentes suicídios em grupo? O que as motiva a rondar alguns barcos, da forma mais suave que conseguem, aparentemente conscientes da fragilidade humana, como quem diz olá?
Um excelente artigo na revista de domingo do New York Times sobre a inteligência destes mamíferos, apoiado nos mais recentes estudos científicos norte-americanos. Onde se fala também da magia única dos encontros com estes gigantes do mar. Fiquei com saudades dos Açores...
«A female humpback was spotted in December 2005 east of the Farallon Islands, just off the coast of San Francisco. She was entangled in a web of crab-trap lines, hundreds of yards of nylon rope that had become wrapped around her mouth, torso and tail, the weight of the traps causing her to struggle to stay afloat. A rescue team arrived within a few hours and decided that the only way to save her was to dive in and cut her loose.
For an hour they cut at the lines and rope with curved knives, all the while trying to steer clear of a tail they knew could kill them with one swipe. When the whale was finally freed, the divers said, she swam around them for a time in what appeared to be joyous circles. She then came back and visited with each one of them, nudging them all gently, as if in thanks. The divers said it was the most beautiful experience they ever had.
As for the diver who cut free the rope that was entangled in the whale’s mouth, her huge eye was following him the entire time, and he said that he will never be the same.»

sexta-feira, 10 de julho de 2009

história da semana

Mais um capítulo da série One in 8 Million, do New York Times: a fabulosa história do senhor Fortmeyer, um bombeiro reformado de Brooklyn, que cultiva um estranho hobby... colecciona garrafas antigas, que descobre nos quintais dos nova-iorquinos. Metade da aventura está, precisamente, em convencê-los a permitir que esburaque os jardins todos!
As garrafas são, de facto, lindíssimas, como podem ver aqui. E depois de ouvi-lo falar da sua paixão, torna-se evidente que não poderia ter outro desejo para o destino dos seus restos mortais, quando deixar de ter vida para continuar à procura destes «tesouros»: quer ser cremado, colocado dentro da sua garrafa favorita... e enterrado no quintal.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Codex online

A Bíblia mais antiga do mundo está integralmente acessível online a partir de hoje, graças a uma parceria entre a Biblioteca Britânica, a Universidade de Leipzig, o Mosteiro de Santa Catarina (Egipto) e a Biblioteca Nacional Russa. O documento do século IV, que é também o livro encadernado mais antigo que sobreviveu até aos nossos dias, conforme explica o El Pais, abre oportunidades ímpares a estudiosos de todo o mundo.
Pela primeira vez, será possível ver reunidas as 800 páginas do Codex Sinaiticus, até hoje dispersas nas bibliotecas parceiras deste projecto multimédia. Algumas das páginas, encontradas em muito mau estado num compartimento do mosteiro egípcio, em 1975, nunca antes haviam sido mostradas ao público.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

«Cornudo»


Ai, ai. Eu gostava de voltar de férias e encontrar outras notícias. Mas é impossível passar ao lado deste destaque de hoje no El Pais, explicando com todas as letras o que os jornais portugueses parecem ter dificuldade em nomear:

«La fragilidad política del primer ministro portugués, José Sócrates, se agravó ayer con un escándalo mayúsculo en el Parlamento que provocó la dimisión del ministro de Economía, Manuel Pinho. Pésima señal en la recta final de la legislatura, a poco más de dos meses de las elecciones. La Asamblea de la República, en sesión plenaria, realizaba el último debate parlamentario antes de vacaciones sobre el Estado de la Nación, en el que la oposición en bloque, derecha e izquierda, condenó la política del Gobierno socialista. El diputado Bernardino Soares, portavoz del grupo parlamentario comunista, estaba en el uso de la palabra cuando desde su escaño en el banco del Gobierno el ministro Pinho gesticuló ostensiblemente, colocando sus dedos índice en la cabeza, para llamar cornudo al diputado comunista.
El debate era sobre la difícil situación que atraviesan las minas de cinc de Aljustrel, en la región de Alentejo. Soares dijo que el ministro había visitado aquella localidad para entregar cheques. Como respuesta, el ministro hizo el gesto que provocó una sonora protesta en la Cámara, sobre todo en los escaños comunistas y del Bloco de Esquerda, profundamente ofendidos. La cascada de protestas desde todas las filas políticas parecía interminable.»