quarta-feira, 10 de julho de 2013

Aristides






































Portugal está hoje primeira página do Herald Tribune, a versão global do New York Times. A fotografia em destaque mostra uma casa em ruínas em Cabanas de Viriato e a homenagem que dezenas de sobreviventes do Holocausto quiseram prestar a Aristides de Sousa Mendes, o cônsul português em Bordéus que, contrariando as indicações de Salazar, passou milhares de vistos a famílias judias.
Num artigo assinado por um enviado especial do jornal ao nosso país, honra-se a memória do diplomata português pela voz de quem lhe ficará grato por muitas e muitas gerações.
A Visão deu capa ao assunto no mês passado, revelando os detalhes da preparação desta homenagem internacional junto à casa do diplomata, que o governo português agora promete recuperar e transformar num museu. A lista de Sousa Mendes, de Alexandre Soares, foi uma das melhores reportagens que li este ano.
Fico muito feliz por ver o assunto ganhar a dimensão internacional que merece. Afinal, é bom lembrar que Oscar Schindler, imortalizado no cinema por Steven Spielberg, ajudou cerca de mil judeus. Aristides de Sousa Mendes salvou mais de 30 mil.

Sem comentários: