quinta-feira, 18 de julho de 2013

Leitura da Semana






































Ainda nem chegou às bancas e já é uma das mais controversas capas de sempre da Rolling Stone. A revista colocou ontem online o seu trabalho de investigação sobre Dzhokhar Tsarnaev – o bombista de Boston  e a sua página de Facebook logo foi inundada por milhares de mensagens de ódio e condenação. A maioria dos leitores entende que, ao colocá-lo na capa, a revista está a dar a um terrorista o estatuto de «estrela rock».

Há até quem compare a fotografia usada (retirada da página pessoal do Facebook de Dzhokhar) com a mítica capa que a Rolling Stone publicou de Jim Morrison... em comum terão aquele olhar entre o perdido e o rebelde, o cabelo desalinhado, a pose para a câmara.


O trabalho da jornalista Janet Reitman – que se publica na semana em que se iniciou o julgamento do caso, com Tsarnaev a declarar-se inocente – tem um título explicativo: «O Bombista: como um estudante promissor e popular foi mal acompanhado pela família, cedeu ao Islão radical e se tornou um monstro».
Janet Reitman ouviu dezenas de amigos, professores e vizinhos do bombista, destacando o isolamento de Dzhokhar depois dos seus pais terem regressado à Chechénia e a influência que o seu irmão mais velho, Tamerlan (morto no tiroteio com a polícia), passou a ter na sua vida.

Sem comentários: